Início » Anatel vai padronizar entrada de carregadores nos celulares

Anatel vai padronizar entrada de carregadores nos celulares

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta terça-feira (28), informou que pretende padronizar a entrada de carregadores nos celulares.

De acordo com a Agência, deverá ser exigido a porta USB tipo como padrão para todos os conectores de celular e carregador no país, tendo como base um projeto da União Europeia.

A de ato normativo da Anatel está em pública, o que significa que ainda não está valendo. Até 26 de agosto deste ano, o site da agência receberá contribuições da sociedade pela minuta de ato normativo.

A Anatel propõe a entrada USB-C “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”. Também afirmou que esse tipo de porta já tem uma normatização bem estabelecida e reconhecida internacionalmente.

A maioria dos telefones Android lançados nos últimos, possuem a entrada. O que vem dificultando a na Europa, é a resistência da Apple, que usa a tecnologia Lightning nos iPhones.

Para reforçar o desejo de mudar a entrada dos carregadores, a Anatel também está usando como exemplo, uma solicitação de parlamentares dos Estados Unidos ao departamento de comércio do país para que a entrada USB- também seja adotada como padrão.

De acordo com a agência, a sua área técnica avaliou o tema, recomendando adotar uma abordagem semelhante à da Europa.

 

No início deste ano, a Apple ficou em estado de choque ao saber da aprovação da nova lei que obriga o uso do USB- como parte de um único padrão de carregamento para dispositivos móveis em toda a União Europeia. O prazo para a é até o outono de 2024. A decisão é uma forma de reduzir o lixo eletrônico e eliminar a “confusão de cabos”.

Na época foi divulgado o seguinte comunicado: “telefones celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis ​​por meio de um cabo com fio terão que ser equipados com USB-C, independentemente de sua fabricação”.

Leia Mais
Como ter uma alimentação saudável e longe das doenças

As próximas regras se aplicarão aos novos eletrônicos de pequeno e médio porte vendidos na UE.

A nova lei por lá determina que carregadores que suportam carregamento rápido também sejam obrigados a adotar as mesmas velocidades de carregamento.

Em sua defesa, a Apple alertou que a regra tornaria obsoletos até um bilhão de dispositivos e acessórios que usam o conector Lightning. 

No entanto, a Apple já usa o padrão USB- em alguns Macs e iPads e está testando modelos de iPhone sem a porta Lightning.

3 thoughts on “Anatel vai padronizar entrada de carregadores nos celulares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.