Início » Como lavar as roupas sem danificá-las?

Como lavar as roupas sem danificá-las?

Lavar roupas nem sempre é só colocar na máquina de lavar, muitas vezes cometemos erros que podem danificar um tecido. É extremamente necessário saber o que pode ou não ser feito nessa hora.

Antes de lavar, olhe as etiquetas

Geralmente desprezamos as etiquetas que contém informações importantíssimas para hora de lavar uma roupa. São informações sobre os produtos a serem usados, se pode secar ao sol, etc. Você tem que levar em conta, que cada tecido tem sua particularidade. Por isso, fique atento às etiquetas.

Cada tecido tem sua particularidade e, se você não entende muito do assunto, o melhor é ficar atento a essas orientações. Isso te ajuda a conservar o tecido e as cores.

Quais produtos usar?

A etiqueta costuma conter qual produto você não deve usar ao lavar uma calça ou camisa. O bom é usar aqueles produtos que não vão agredir a sua roupa.

Veja algumas

Não usar amaciante em toalhas para que elas não percam o poder de absorção;

Não utilizar detergentes nas roupas para evitar que os tecidos fiquem ásperos, com manchas e com resto de sabão;

No lugar de água sanitária, aposte em alvejantes sem cloro para lavar roupas brancas, evitando manchas e amarelados;

Use pouco para não danificar a máquina de lavar;

Para roupas escuras, prefira o uso de líquido.

Não misture as roupas

Você deve ficar atenta ao lavar a sua roupa na máquina de lavar. Uma dica importante, não misture as roupas. Para cada roupa existe um tipo de lavagem (uma função diferente). 

Toalhas e roupas de cama precisam de um esforço maior na para tirar todos os fungos, bactérias e microrganismos que podem estar presentes no tecido. Para economizar mesmo, opte por juntar mais peças do mesmo tipo para lavar tudo de uma só vez.

Leia Mais
Jaquei e agora?

Roupas delicadas

Preste atenção nas roupas mais delicadas. a roupa sendo muito delicada, com e aplicações, o ideal é colocá-las com um saco de proteção na máquina.

Lave as roupas por cores

Quem já não estragou uma roupa de cor ao misturar tudo na máquina de lavar? Por isso, lave roupas coloridas da seguinte forma:

O ideal é fazer a separação entre brancas, coloridas e pretas, que pegam plumas com facilidade. Além disso, vale lembrar que a importância dessa distinção é evitar que as roupas de cores mais fortes soltem tinta e manchem as demais durante a lavagem.

Por isso, para conservar suas roupas, evite misturá-las na hora de colocar na máquina de lavar. O bom é você ter uma boa máquina de lavar:

automática;

semiautomática;

tanquinho;

lava e seca;

secadora;

centrífuga;

mini lavadoras.

1 thought on “Como lavar as roupas sem danificá-las?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.