Início » Concurso: erros que não devem ser cometidos na redação

Concurso: erros que não devem ser cometidos na redação

Concursos e provas do Enem costumam derrubar o candidato na hora da redação. Primeiro que a pessoa fica muito nervosa, quer tirar uma nota máxima e acaba esquecendo de detalhes que podem impedi-la de passar no concurso ou no Enem. Lembre-se que a redação tem um maior na nota final.

Erros de português, concordância, fugir do assunto, são uma das possibilidades que podem acabar com o seu sonho. Veja os principais erros que você não deve cometer.

Não fuja do tema

Muitas vezes o candidato recebe um tema e não sabe desenvolver, se atrapalha e acaba fazendo um texto que não tem nada haver com o que foi pedido.

Para não cometer tal erro, leia atentamente a proposta, os textos motivadores para poder compreender o que está sendo pedido.

O Enem não aceita quando o aluno foge do tema central. “Quando nem o assunto mais amplo nem o tema proposto são desenvolvidos.”

Você deve planejar o texto

 Muitos candidatos têm o hábito de escrever o texto diretamente na folha, o que pode provocar rasuras. Antes de passar para a folha da prova, faça um rascunho do seu texto, planejando o que vai dizer sobre o tema, para depois fazer sua versão final. A folha de rascunho serve exatamente para o planejamento textual.

Em algumas avaliações vão ser exigidos do aluno ou candidato, um texto dissertativo-argumentativo, que possui uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Tenha uma boa caligrafia

Outro problema é quando o candidato faz um excelente texto, mas o avaliador não entende nada do que ele escreveu. Saiba que é preciso caprichar na sim na caligrafia!

Uma caligrafia ilegível pode comprometer o limite das linhas, margens e espaçamentos da folha de redação. 

Leia Mais
Ajuda mental nas aulas a distância: sete dicas para garantir um ambiente seguro

Seja claro e

Quando você começa a escrever, escrever e não dizer nada, é um perigo para ter nota baixa na redação. Seja claro e no seu texto. com os conectivos, evite períodos muito longos, obedeça aos tempos verbais. 

 Erros de português

Meu amigo ou minha amiga, com a gramática! Preste na acentuação, pontuação e outografia, que você vai empregar, para não cometer erros que podem anular sua prova.

Erros mais cometidos: o uso da vírgula, acentuação, confusão com o uso do “s”, “ss” e emprego dos tempos verbais.

Temas que geralmente são pedidos na redação

Racismo e desigualdade social

Crise mundial e econômica

Valorização do SUS

Impacto e combate das

Dificuldade da universalização do saneamento básico no Brasil

Saúde mental pós-

Evasão escolar e domiciliar

Cultura do Cancelamento.Violência doméstica

Mobilidade Urbana

1 thought on “Concurso: erros que não devem ser cometidos na redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.