Início » Por que o mundo ainda não se livrou do Coronavírus?

Por que o mundo ainda não se livrou do Coronavírus?

Quando tudo parecia caminhar para um controle do novo coronavírus, fomos surpreendidos com uma 4ª onda da doença. É verdade que a vacinação tem evitado um colapso no sistema de e vem reduzindo a letalidade da doença. No entanto, os grupos mais vulneráveis estão ameaçados pela Covid-19. 

Não são só os brasileiros que estão enfrentando uma alta nos casos de Covid-19. Para ter uma ideia, na quinta-feira (23), o México registrou o maior número de casos em um único dia desde fevereiro. A culpa dessa nova onda são as sublinhagens BA.4 e BA.5 da variante Ômicron.

Nova onda

Segundo informações vindas da Europa, mostram que lá eles estão vivendo atualmente uma sétima onda da pandemia de Covid-19. Isso está acontecendo pela capacidade das novas variantes de escapar da imunidade, a partir de sua resistência às proteções fornecidas pela vacinação e contágios anteriores.

Mas existe uma para a Europa estar enfrentando novo avanço da doença, por lá aconteceu um das medidas de distanciamento, mas também uma redução da imunidade.

De acordo com os cientistas, as subvariantes da Ômicron, a BA.4 e principalmente a BA.5, conseguem se propagar de maneira bem mais rápida. Isso se dá pelo fato da Ômicron se beneficiar de uma vantagem dupla de transmissibilidade e escape imunológico.

Pesquisadores da Universidade King’s College, de Londres, na Inglaterra, que contaram com a colaboração da ZOE Covid Study, conseguiram detectar os principais sintomas da variante Ômicron em pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19.

Essa cepa do foi descoberta na África do Sul em dezembro de 2021 e se espalhou por mais de 80 países, tornando-se a variante dominante em todo o mundo em 2022, superando a Delta.

Leia Mais
Umami: Conheça a origem, lista de alimentos e seus benefícios

Os sintomas dessa nova variação são:

Coriza

Dor de cabeça

Espirro

Dor de

Tosse persistente

Sintomas da Ômicron em não vacinados:

Dor de cabeça

Dor de

Coriza

Febre

Tosse persistente

O estudo também apontou que a minoria dos infectados pela Ômicron que tinham tomado duas ou mais doses dos imunizantes contra Covid-19, tinham os seguintes sintomas:

Confusão mental

Perda de olfato (apenas 20% dos casos)

Sintomas respiratórios graves que causam hospitalização (mais raro).

Medidas sanitárias

Como ainda não existe um controle da doença, é bom não marcar bobeira, por isso devemos manter o uso de máscara e higienização constante das mãos, mesmo que já esteja vacinado. Qualquer sintoma da infecção, a pessoa deve se isolar por cinco dias. Outra recomendação: não deixar de tomar as vacinas. 

1 thought on “Por que o mundo ainda não se livrou do Coronavírus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.