Início » Rita Lee compartilha foto após luta contra o câncer

Rita Lee compartilha foto após luta contra o câncer

Rita Lee sempre foi uma maravilhosa, uma artista que conquistou várias gerações e que nunca escondeu suas opiniões. A cantora, aos 74 anos, está com o câncer de pulmão em remissão desde abril, quando finalizou o tratamento. 

Na manhã desta sexta-feira (24), ela postou em suas redes sociais, uma foto feita pelo marido Roberto de Carvalho, que mostra o seu atual momento. Na legenda, Lee escreveu: “sextou”.

Não demorou muito para os famosos começarem a comentarem: Manu Gavassi, Mel Lisboa, Flávio Venturini, Vanessa Gerbelli, Ricardo Tozzi, Bruno Mazzeo, entre outros. O filho João Lee se declarou para os pais: “Amo vocês.”

Já os fãs deixaram palavras carinhosas para Rita Lee: “Preciosidade!”, “Você é tudo para mim, deusa!” e “Maravilhosa!”. 

Rainha do Rock

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu na véspera de ano novo, 31 de dezembro de 1947. Se tornou uma cantora conhecida no Brasil inteiro, usando o Rita Lee. Além de cantora, ela é compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira, de ascendência norte-americana e italiana. É conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”.

Ela conseguiu alcançar a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nélson Gonçalves.

Rock foi sua grande passagem para o sucesso, mas ela flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Músicas de maior sucesso

 “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Baila Comigo”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Erva Venenosa”, “Amor e Sexo”, “Reza”, “Menino bonito” , “Flagra” e “Doce vampiro”. O álbum, Fruto Proibido (1975), lançado juntamente com a banda Tutti Frutti, é comumente visto como um marco fundamental na história do rock brasileiro, considerado por alguns como sua obra-prima.

Leia Mais
Imunidade: Acompanhe uma receita para se manter mais saudável

Luta contra o câncer

Rita Lee anunciou que descobriu um câncer no pulmão no mês de maio de 2021. A cantora de 74 anos, inclusive, segundo a equipe que administra suas redes sociais, começou o tratamento contra a naquela mesma época. 

O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão, conforme informou o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Como prevenir

As seguintes práticas contribuem para prevenção do câncer de pulmão:

Não fumar

Evitar o tabagismo passivo 

Evitar a exposição a agentes químicos (como arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil), presentes em determinados ambientes de trabalho.

Os sintomas geralmente não ocorrem até que o câncer esteja avançado, mas algumas pessoas com câncer de pulmão em inicial apresentam sintomas. Os mais comuns são:

Tosse persistente

Escarro com sangue

no peito

Rouquidão

Piora da falta de ar

Perda de peso e de apetite

Pneumonia recorrente ou bronquite

Sentir-se cansado ou fraco.

Tratamento

O tratamento do câncer de pulmão requer a participação de um grupo multidisciplinar, formado por oncologista, cirurgião torácico, pneumologista, radioterapeuta, radiologista intervencionista, médico nuclear, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social.Para aqueles com localizada no pulmão e nos linfonodos, o tratamento é feito com radioterapia e quimioterapia ao mesmo tempo. 

Em pacientes que apresentam metástases a distância, o tratamento é com quimioterapia ou, em casos selecionados, com medicação baseada em terapia-alvo.

Portanto, o tratamento do câncer de pulmão depende do tipo histológico e do da doença, podendo ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, e/ou modalidades combinadas.

Leia Mais
Câncer de mama ultrapassou o de pulmão como o tipo mais comum da doença

Remissão do câncer

A remissão do câncer é o período em que a está sob controle. Ou seja, o pode não ter qualquer evidência do problema (remissão completa), mas ainda há o risco de reincidência, ou é preciso manter o uso de medicamentos, por isso o indivíduo não está totalmente curado.

1 thought on “Rita Lee compartilha foto após luta contra o câncer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.