Início » Toda mulher precisa se cuidar para ter uma boa saúde

Toda mulher precisa se cuidar para ter uma boa saúde

A mulher precisa sempre cuidar da saúde, fazendo exames de prevenção que podem evitar doenças graves. Ou então começar um precoce. Exames de rotinas são essenciais no universo feminino.

Exames de rotina

Para evitar várias doenças e também não passar por situações graves, o exame de rotina são bem importantes para diagnosticar doenças que poderiam ser fatal.

É através desses exames que o médico vai conseguir tomar decisões que serão importantes para a sua saúde. 

Alimentação balanceada

A mulher deve também cuidar da sua alimentação para ter energia e um bem estar. A mulher que tem uma boa alimentação vai prevenir doenças e ter um bom desenvolvimento físico. Sem falar, que uma boa alimentação vai beneficiar também o sistema imunológico, o humor, a memória, a qualidade do sono, reduz o e o estresse.

Exercícios físicos

Já ouvimos falar que exercícios físicos fazem bem à saúde! Se exercitar vai livrar a mulher de doenças (hipertensão e diabetes), por exemplo. O exercício também melhora a composição corporal.

Higiene íntima

A mulher que se preocupa sabe que a saúde íntima também precisa de uma atenção bem especial. Por isso, para que não passe por situações que possam comprometer sua saúde íntima, nunca compartilhe sabonetes e toalhas, lavar suas peças íntimas com sabão neutro. Nunca deixe de ter uma com o seu ginecologista regularmente.

Pré-Natal

O pré-natal deve começar assim que a mulher descobre que está grávida. No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), sendo ideal que a primeira aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.

Leia Mais
Confira dicas para quem quer largar o vício do cigarro

Entre a 34ª e 38ª semanas, o indicado seria uma a cada duas semanas e, a partir da 38ª semana, consultas toda semana até o parto, que geralmente acontece na 40ª semana, mas pode durar até 42 semanas.

saúde mental

Mas não é só a parte física que a mulher precisa cuidar. Ela deve estar de olho na sua saúde mental, especialmente diante de problemas psicológicos. Quadros como depressão, ansiedade e estresse têm que ser tratados corretamente para garantir bem-estar no cotidiano.

Menopausa

Existe um momento de transição na da mulher, a sua última menstruação é um passo para a fase de transição entre a vida fértil e o encerramento do ciclo de do corpo feminino.

O corpo da mulher passa por uma verdadeira transformação, há uma queda abrupta de hormônios, até que o ovário interrompa definitivamente suas funções. Algumas mulheres fazem a reposição hormonal, mas quem passou por tratamentos de câncer de mama, geralmente, precisa buscar alternativas.

Nesta fase a mulher terá:

aumento no acúmulo de gordura abdominal;

ressecamento da pele, inclusive na região vaginal;

diminuição da libido sexual;

cabelos e unhas quebradiças;

pele ressecada;

ondas de calor (conhecidas como fogachos);

insônia;

oscilações de humor.

É um período que ocorre, em média, dos 45 aos 55 anos. No entanto, cada mulher tem características próprias.

3 thoughts on “Toda mulher precisa se cuidar para ter uma boa saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.