Início » Uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino

Uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino

Uma boa parte dos brasileiros gostam de tomar uma cervejinha após o expediente do trabalho. Pelo jeito, eles estão agindo certo, se tomarem uma por dia!

Para essas pessoas um grupo de cientistas de Lisboa, têm uma boa notícia. Eles descobriram que quem toma uma cerveja por dia pode aumentar as em seu intestino. Foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o estudo que revelou que as cervejas não alcoólicas também têm o mesmo efeito.

A pesquisa mostra que entre os analisados, aqueles que bebiam cerveja todas as noites tinham intestinos mais saudáveis. De acordo com eles, a prática pode reduzir o risco de desenvolver cardíacas e diabetes tipo 2, por exemplo. O estudo foi realizado na Nova Universidade de Lisboa.

Homens beberam garrafas de cervejas

Para a realização do estudo, foi pedido a 19 homens saudáveis, com idades entre 23 e 58 anos, a beber garrafas de 330 ml de cerveja Super Bock com o jantar todas as noites durante um mês. Metade das cervejas continham 5,2% de álcool, enquanto as outras não eram alcoólicas.

Quando o experimento chegou ao fim, os cientistas observaram que não havia diferenças visíveis no peso, na massa gorda ou nos níveis de colesterol dos homens. A análise de amostras fecais mostrou que eles tinham uma variedade maior de bactérias no intestino. Ambos os grupos tiveram um aumento de 7%.

O que levou à conclusão que consumir uma garrafa de cerveja, independentemente do teor alcoólico, pode ser benéfico para a intestinal dos homens. Embora eles tenham usado cerveja tipo lager para a análise, estão esperando que todos os tipos de cerveja tenham o mesmo efeito.

Leia Mais
Estudo reforça caráter cardioprotetor da melatonina

Quantas cervejas o brasileiro consome?

Mesmo em 2021 não tendo a festa de Momo, pois o carnaval foi cancelado devido a pandemia, o brasileiro aumentou o consumo de cerveja. Segundo a revista Veja, um levantamento feito pela consultoria Euromonitor a pedido do Sindicerv, o sindicato das indústrias de cerveja, mostrou que o consumo de cervejas subiu 7,7% no ano passado em relação a 2020, chegando a 14,3 bilhões de litros de cerveja em comparação com os 13,31 bilhões no ano anterior. 

Também no ano passado, foi realizada uma pesquisa pela Credit Suisse e Statista, divulgada pela Cupom Válido, mostra que o Brasil é o terceiro país que mais ingere cerveja no mundo, sendo responsável por 7% do consumo do planeta, atrás somente da China (27%) e dos Estados Unidos (13%).

A Kantar revelou que durante a pandemia o brasileiro aumentou o consumo de cerveja. Batendo um recorde histórico. O percentual de brasileiros com mais de 18 anos que bebeu cerveja dentro de casa saltou de 64,6% em 2019 para 68,6% em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.