Série especial: as ações do Hospital Tacchini para enfrentar a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osorio), Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves (RS).

HOSPITAL TACCHINI

Desde que surgiram as primeiras notícias sobre a amplitude de contaminação do coronavírus, o Hospital Tacchini afirma que reuniu as lideranças de cada setor do hospital para criar um grupo de trabalho sobre o tema. Diariamente revisamos protocolos de atendimento, realizamos treinamento sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Interna (EPIs), adquirimos novos equipamentos e insumos e montamos uma estrutura temporária em frente ao nosso Pronto Socorro para atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios”.

Estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. “Desde que os primeiros casos começaram a surgir no Brasil, sabíamos que era questão de dias até o COVID-19 chegar até nossa região. Por isso, tomamos todas as providências para diminuir a circulação de pessoas no hospital e manter o maior número de leitos vagos para aguardar uma possível demanda de pacientes relacionados ao novo vírus”. Além disso, ainda está preparada uma sala específica para receber eventuais pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os pacientes em estado grave vindos de outras instituições são encaminhados para uma entrada separada, onde são encaminhados diretamente para um setor isolado do hospital, mantendo contato apenas com colaboradores treinados e equipados com os EPIs no caminho.

 Justamente visando diminuir a circulação de pessoas nos arredores do hospital e, consequentemente, a possibilidade de contaminação de pacientes e colaboradores, o Tacchini proibiu visitas em boa parte dos setores e restringiu a apenas um acompanhante nos demais. Além disso, foram suspensas as ações dos grupos de voluntariado, grupos de humanização e visitas religiosas. “Quanto a instrução aos profissionais, realizamos quase que diariamente a revisão dos protocolos adotados até então e, concomitantemente, realizamos o treinamento para a colocação correta dos EPIs”.

Em relação à orientação do público, foi criado um canal direto com a população: uma live diária nas páginas do Facebook e Instagram com a infectologista do Tacchini, Dra. Nicole Golin. Durante cerca de 20 minutos, ela orienta a população, atualiza a situação do hospital em relação aos pacientes de Covid-19 e responde perguntas dos internautas. “Em 11 dias, alcançamos mais de 1,25 milhão de pessoas, de acordo com dados colhidos nas próprias redes sociais”.

“Podemos afirmar que não apenas as UTIs, mas toda a estrutura do Tacchini está equipada com tecnologia de ponta e profissionais de alto padrão para atender a população de Bento Gonçalves e região com excelência”.

Hospital Tacchini antecipa entrega de leitos para combater a Covid-19

Com obras ativas desde julho de 2019, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, abriu na segunda-feira, dia 30, mais quatro leitos adultos. A previsão inicial de inauguração das novas unidades era 30 de abril, mas segundo a instituição hospitalar, um esforço conjunto de direção, conselho de administração e equipe de trabalho permitiu antecipar a entrega, prevendo uma possível demanda de pacientes em função da pandemia de Coronavírus.

Os novos leitos se somam a outros 20 já existentes na instituição e a seis temporários, construídos em uma área diferente do hospital, que foram concebidos exclusivamente para receber pacientes que apresentam quadro respiratório grave. Ou seja, no total, o Tacchini passa a contar com 30 unidades individuais de UTI.

O Tacchini aponta que o departamento de compras tem tomado todas as precauções para que não falte qualquer equipamento, material ou insumo às nossas equipes. Além disso, estão realizando campanhas permanentes de uso racional dos EPIs, o que tem auxiliado a manter os estoques dentro de um padrão aceitável para o momento vivido por todo o mundo.  Saiba mais aqui. 

Hospital Tacchini antecipa entrega de leitos para combater a Covid-19_

Publicar comentário

You May Have Missed