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Hospital Moinhos atinge 10 mil consultas por telemedicina e projeta crescimento de 300% em 2021
O isolamento social, imposto pela pandemia, e a tecnologia em redes vêm contribuindo para o avanço da telemedicina. De abril a novembro deste ano, o Hospital Moinhos de Vento realizou 10 mil consultas virtuais no Serviço de Telemedicina. O número representa os atendimentos oferecidos a produtos corporativos, além dos colaboradores do hospital. As empresas podem contratar o serviço por turno ou por consulta. Conforme o Hospital Moinhos, os atendimentos são realizados onde e quando for conveniente para o paciente, com qualidade, segurança e a expertise da instituição, que há cinco anos atua com essa modalidade.
“A pandemia acelerou todos os processos. O que esperávamos realizar em um ano e meio, foi alcançado em sete meses”, destaca o coordenador médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, Felipe Cabral. Entre as especialidades mais procuradas estão clínica geral, enfermagem, pneumologia, infectologia, cardiologia, anestesia, hematologia, neurologia e psiquiatria. E a maioria dos pacientes que buscou o serviço apresentava sintomas relacionados a doenças respiratórias, hipertensão arterial, febre e cefaleia. “A minha experiência com a telemedicina foi muito positiva. Me senti acolhida. É prático, rápido e me senti muito segura”, afirma Suelen Alves, colaboradora do Moinhos.
“Atuamos dentro das empresas, oferecendo tanto um pronto atendimento virtual com médicos generalistas, como médicos especialistas atuando diretamente e em parceria com o ambulatório físico das companhias”, explica o coordenador médico. Segundo ele, o Moinhos atua também em hospitais e clínicas oferecendo interconsulta em terapia intensiva, hemodiálise, cardiologia, neurologia e outras especialidades médicas e multidisciplinares, sempre com produtos personalizados. Ao todo, 250 médicos do corpo clínico do hospital estão cadastrados para atendimento.
Facilitar o acesso a especialistas
Médico do trabalho na empresa GKN do Brasil, Gabriel Roberto Cordoni buscou o Serviço de Telemedicina do Hospital Moinhos de Vento para oferecer consultas aos colaboradores na área de cardiologia.
“A ideia é facilitar o atendimento em algumas especialidades e oferecer o serviço”, explica. Na avaliação de Gabriel, a novidade foi bem recebida pelos primeiros pacientes que já passaram por consultas virtuais. Proximidade entre médico e paciente e o acompanhamento constante são pontos positivos, assim como a agilidade. Hoje, as consultas por telemedicina são realizadas no próprio ambulatório de saúde ocupacional da empresa. “É algo que veio para ficar. A pandemia acelerou esse processo”, opina Gabriel.
Segundo Felipe Cabral, em relação à resolutividade, em apenas 5% dos casos foi necessária consulta presencial. Já a satisfação dos pacientes alcançou NPS 82 (Net Promote Score). A ferramenta ajuda a mensurar a qualidade dos serviços e o nível de satisfação dos clientes. “Somos um hospital de excelência, seguimos as melhores práticas e contamos com uma equipe experiente. Estamos constantemente buscando inovação, tecnologia e mais conhecimento para oferecer um serviço de qualidade e personalizado para cada cliente”, destaca o coordenador médico.
Centro de Telemedicina será inaugurado em 2021
Para o próximo ano, ele estima um crescimento de 300% nesse tipo de atendimento. Conforto, agilidade, acompanhamento e excelência no atendimento são algumas das razões pelas quais os pacientes têm optado pelas consultas virtuais.
“Na visão de futuro do hospital, a saúde digital tem papel chave tanto na experiência do paciente como na gestão do cuidado. O Moinhos está investindo em recursos humanos e tecnológicos para apoiar a evolução da saúde digital”, destaca a gerente de Estratégia Corporativa do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch.
Em março de 2021, deve ser inaugurado o Centro de Telemedicina, com 13 estações e toda estrutura necessária para um atendimento de qualidade. O investimento é de R$ 500 mil. Também há previsão de ampliação das especialidades médicas. “Cada vez mais as pessoas estão buscando os serviços no momento e onde elas querem. Com a pandemia, isso foi ampliado”, conclui Felipe Cabral.
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